quinta-feira, julho 13, 2006

Muitas perguntas surgem

Ontem uma parte de nossa tarde foi voltada para expormos dúvidas que possuíamos e que poderiam ser utilizadas como um Projeto de Aprendizagem. Uma atividade desta é muito interessante, pois vemos perguntas diferentes feitas por pessoas diferentes, mostrando mais ainda como são peculiares nossos pensamentos sobre a realidade.
O Cientista Tecnológico

terça-feira, julho 11, 2006

Primeiras experiências

Olá pessoal, aqui está o nosso primeiro trabalho no momento presencial da especialização.

Lista de Palavras que definem o significado de "Projeto", por "Equipe Jeck - CRTE Londrina" (Jeferson, Elis, Cleusa e Kleder):

  • interação
  • planejamento
  • trabalho
  • produção
  • pesquisa
  • desafio
  • colaboração
  • empatia
  • coletividade
  • arquitetar
No apanhado geral de todos os grupos, as palavras que mais apareceram foram:

1. Objetivo - 7 vezes
2. Planejamento - 6 vezes
3. Organização - 6 vezes
4. Aprendizagem - 5 vezes
5. Pesquisa - 5 vezes
6. Interação - 4 vezes
7. Colaboração - 4 vezes
8. Avaliação - 3 vezes

Além destas, as outras palavras apareceram 2 vezes no apanhado geral, e entre estas, refazendo-se a votação, foram escolhidas as seguintes palavras pra completar as dez necessárias para a construção do Mapa Conceitual que se vê abaixo:

9. Metodologia
10. Motivação

Este foi o mapa conceitual criado pelo nosso grupo para ilustrar o conceito de Projeto. Posteriormente ele foi comemtado para todo o grupo de cursistas, e percebemos que ele necessita de algumas mudanças.





O laboratório está aberto...


Olá visitantes! Antes de mais nada vou responder á algumas perguntas que já devem estar fervilhando nos seus pensamentos.
Este diário recebeu este nome devido á minha expectativa quanto á Especialização em Tecnologias e Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem: aproveitar todos estes momentos de coletividade, parcerias, estudos e realizações para experimentar algo, e este algo serão experimentos, pois a expectativa gira em torno de reverter estes conhecimentos adquiridos na prática profissional.
Espero então utilizar-me deste laboratório para relatar minhas experiências "loucas", mas não loucas no sentido literal, mas pela analogia do impacto de "diferente" que as tecnologias causam na educação, seu tom de novidade e sua aura de inovação. Se quiserem me chamar de louco até podem, mas lembrem que sou louco pelo avanço nas metodologias e práticas de ensino, mas não um louco descontrolado, e sim um louco apaixonado pelo inovador! Até o próximo relato!
"Kleder, o Cientista Tecnológico"